quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Pudim de abóbora


Olá!

Como sobrou bastante abóbora depois de fazer a torta para o Halloween e como tenho uma grande
quantidade congelada para sopas e afins, aproveitei e fiz compota e um pudim de abóbora.

Sempre gostei muito de pudins e depois de ver esta receita aqui resolvi experimentar.
Além da abóbora também leva côco que adoro em doces.
Um belo pudim de abóbora para saborear em pleno Outono!
Sabe tão bem!!!




Ingredientes:
  • 500 gr. de abóbora
  • 4 ovos
  • 200 gr. de açúcar
  • 50 gr. de margarina
  • 2 colheres (sopa) de côco ralado
  • 1 colher (sopa) de amido de milho (maisena)
  • 8 colheres (sopa) de açúcar + 8 colheres (sopa) de água para o caramelo

Fiz assim:
Parti 500 gr. de abóbora em cubos pequenos e levei a cozer num tacho com água e um pau de canela.
(na receita original o pudim é feito com 500 gr. de abóbora cozida o meu fiz com menos porque era a
que tinha - a restante usei para a compota)
Depois de cozida coloquei num escorredor até ficar sem água nenhuma. Passei a varinha e reservei.
Entretanto, bati os ovos inteiros com o açúcar até dobrar de volume. Juntei a abóbora, a margarina
derretida e o côco ralado. Misturei muito bem com a colher. Por último envolvi a farinha maisena. Reservei.

Pré-aqueci o forno a 180ºC e coloquei um tabuleiro com água quente para cozer o pudim.
Entretanto fiz o caramelo líquido;
na forma do pudim coloquei as 8 colheres de açúcar e  de água e levei ao lume brando até ficar em ponto
de caramelo.
Verti o preparado do pudim na forma caramelizada e coloquei dentro do tabuleiro no forno para cozer em
banho-maria durante 60 minutos.
Depois de cozido deixei arrefecer e coloquei no frigorifico umas horas antes de servir. 





Fica um pudim delicioso!
A combinação da abóbora com o côco é perfeita. Disfarça um bocadinho o sabor da abóbora, até
consegui enganar os homens da casa que ao princípio pensavam que era um normal pudim de ovos.
Homens não percebem nada!
Fica mais consistente e menos suave que um pudim de ovos, para a próxima trituro a abóbora no
liquidificador, mas igualmente bom. Para mim que adoro pudins, claro!

Não é muito doce o que para nós é perfeito porque apreciamos assim.

Ficou com uma cor muito clara por dois motivos:
a abóbora que usei era uma normal e não uma menina
e os ovos usados foram os de compra porque neste momento as galinhas dos meus pais estão de greve.
Também têm direito à greve!!!
E nós não somos contra, só pedimos que acabem com a greve antes do Natal porque preciso dos ovos
para o pão-de-ló e outros doces de Natal.




Vou oferecer esta fatia às senhoras galinhas a ver se as animo a pôr ovos.

*A compota de abóbora fica para outro dia


Beijinhos;


59 comentários:

  1. Este está mesmo com um ar delicioso :)

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha, hein, Formiguinha!!! Adoro esses doces com abóbora! Fiquei com água na boca! Hummmmmmmmm...

    Beijinhos!!♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adoro!
      Agora ao olhar de novo para o pudim fiquei com água na boca:)

      Eliminar
  3. Olá Formiguinha!
    Também já fiz este pudim e gostei muito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Formiguinha!
    Que pudim tão bom :)
    Adoro abóbora em doces. No Natal passado também fiz um pudim de abóbora e côco que nos deixou deslumbrados.
    Um beijinho e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adoro abóbora nos doces.
      Tens de fazer esse pudim que eu quero ver:)

      Eliminar
  5. o natal passado fiz um de abobora, ficou muito bom mas tão pequeno! gostei do teu, bjks

    ResponderEliminar
  6. Hehehe! Não sabia que dava para fazer pudim com abóbora... mas é para isso mesmo que vamos cuscando os cantinhos de outras... para aprender coisas novas e nos inspirarmos. Obrigada pela partilha! Bjocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá para fazer tudo! Tanto doce como salgado é só experimentar, provar e gostar:)
      Concordo plenamente! Muito do que faço tiro deste mundo blogueiro:)

      Eliminar
  7. Olá querida Formiguinha,
    amo todas as receitas que levam abóbora,
    seu pudim ficou lindo e tem uma aspecto
    delicioso!

    Beijinhos, fica com Deus!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também amo todas as receitas com abóbora, principalmente as doces:)
      Obrigada!

      Eliminar
  8. Esse pudim deve ser delicioso, o aspecto é fantástico.
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Querida Formiguita adorei esse pudim, pois sou super fã de abóbora, ficou lindo. Será que eu poderia levar o link da sua receita para a BC da semana da Abóbora? Depois vc me diz se posso levar. Ri muito com suas galinhas, até elas fazem greve kkkkkk. Bjocas doce formiguinha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adorei!
      Claro que pode levar o link da receita! Até fico lisonjeada por isso:)
      Obrigada!

      Finalmente as galinhas da minha mãe já começaram a pôr ovos, acho que resultou:)

      Eliminar
  10. Que rico pudim, tem cá um aspecto... Eu adoro pudim, hei-de experimentar, bjs!

    ResponderEliminar
  11. Amo pudins amiga, pena aqui nao ser facil encontrar abonora, so me resta medmo estas foyos para me consolar!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que pena Beth aí não teres abóbora. Por esta altura cá há à venda em qualquer lugar:) Mas felizmente tenho que me ofereça:)

      Eliminar
  12. A greve das galinhas deve ser geral :) as dos meus pais também não estão a por ovos...

    Também gosto de pudins, vou guardar a receita ...

    bjs
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As dos meus pais já deixaram a greve, finalmente começaram a pôr:)
      Mesmo a tempo para o Natal!

      Eliminar
  13. Este pudim está lindo ,com uma textura fantástica e o sabor que,imagino,só pode ser delicioso. Vou levar a receita,pois gosto muito pudins com abóbora.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  14. Olá, Formiguinha! Que belo pudim! Adoro tudo o que leva abóbora e coco por isso vou levar esta receita. Não tenho grande mão para pudins, vamos ver o que poderá sair, depois conto!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lina:)
      Se adoras como eu então tens de experimentar! Fico à espera:)

      Eliminar
  15. Um pudim com muito bom aspecto, já à algum tempo que ando para experimentar este pudim! bjs

    ResponderEliminar
  16. Bem, a crise chegou às galinhas que também já fazem greve!! Pode ser que com essa fatia tão gulosa de pudim elas se deixem convencer:))
    É que com uma combinação tão deliciosa assim, de abóbora e coco, não há greve que resista!!
    Beijinhos:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo vistos a crise afecta tudo e todos. Até as galinhas!
      E parece que a fatia as convenceu porque finalmente voltaram a pôr ovos:)
      Obrigada!

      Eliminar
  17. Minha doce amiga Formiguinha.
    Adorei o seu pudim de abóbora com coco, pois também ando numa fase de abóbora. Já fiz doce, bolo, muffins só falta o pudim.As abóboras do Halloween duram, não acabam nunca, dão pano para as mangas!! Agora vou fazer este pudim que tenho certeza está uma delicia e ver se acabo com elas por agora, pois são muito boas. A cor está bonita,em vez de dares a fatia para as galinhas despacha para cá.
    Beijinhos da Gina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Gina!
      Também fiz torta, pudim e compota e ainda tenho um bocadinho congelado para fazer um bolo:) Cá em casa adoramos!
      Infelizmente a fatia foi repartida pelas galinhas, para a próxima mando uma especialmente para ti:)

      Eliminar
  18. Que pudim tão lindo, Formiguinha !
    Està com uma cor fantástica e com côco então, ainda melhor que eu adoro, já comia uma fatia... grande ! :-)

    Também tenho ali abóbora congelada, mas já não é assim tanta, vou usá-la em sopinha ! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      Eu também tenho abóbora congelada para a sopa e um bocadinho para fazer um bolinho:):):)

      Eliminar
  19. Eu até aceitava uma fatia para provar, mas não gosto nada de côco...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Oi Formiguita ja estou levei o link desse lindo pudim e ja esta la na minha postagem do doce de abóbora. Obrigada viu. Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu:)
      Fique sempre à vontade para levar o que quiser:):):)

      Eliminar
  21. Oi querida Formiguita vc pode ver seu link na minha postagem de doce de abóbora, este aqui

    http://www.cozinhandocomjosy.com/2012/11/doce-de-abobora-em-pedacos-bc-comer-bem.html

    Obrigada doce amiga. Bjocas, um lindo final de semana

    ResponderEliminar
  22. Uma boa sugestão, mesmo na época certa :-)

    ResponderEliminar
  23. Querida formiguinha,
    ao ler a tua receita de pudim de abóbora lembrei-me de um que a minha mãe fazia quando eu era pequena...=)

    ResponderEliminar
  24. Nunca tinha comido um pudim deste sabor..parece gostoso!! E é muito bom quando podemos reaproveitar as sobras de alguma comida ou legumes e verduras para fazer outra comida. Abraços. Sandra

    ResponderEliminar
  25. Deve ser uma delícia, só que a turma aqui de casa não gosta de côco....

    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderEliminar
  26. Que delícia esse pudim!!!!
    Estive uma semana com a Margareth do unhassemprecoloridas e ela fez um de leite condensado que ficou maravilhoso, matei a minha vontade, que estava a me matar!!!!kkkkk
    bjs e uma semana feliz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      Infelizmente de leite condensado não posso comer, mas que adorava - adorava:)

      Eliminar
  27. Que delicia! Adoro deces com abóbora...
    beijinho

    ResponderEliminar

  28. Cuanto me he perdido en todo este tiempo, pero de ahora en adelante es que no me pierdo nada. ¿como estás? Hace tanto tiempo... yo mucho mejor y con miles de proyectos en mente.
    Ya casi restablecida del todo y con una nueva vida por delante, tratando de no perderme nada de cada día y de no perderme nada de lo que pongas, espero que esta sea la definitiva y que sigtamos en contacto.
    Miles de besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elena! Que saudades:)
      Eu estou bem, obrigada!
      Fico feliz por tu estares a recuperar bem do tratamento. Também desejo que fiques bem de vez. Torço por isso!
      Obrigada pela visita e volta sempre:)

      Eliminar

A Formiguinha agradece a visita e comentário na Casinha.
Voltem sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...