sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Uma espécie de pão italiano


Olá!

Gosto muito de fazer pão! Gosto principalmente de experimentar receitas novas!
Há algum tempo atrás, mais precisamente em Novembro do ano passado, vi no blog Brisa Marítima da querida Isabel um pão com tão bom aspecto que trouxe a receita comigo para experimentar.
Entretanto o tempo passou e nada de fazer o pão, não estava esquecido mas só agora é que surgiu a oportunidade de o fazer.
E como diz o ditado: - Mais vale tarde que nunca,  e este valeu mesmo a pena.


Ingredientes: (fiz algumas alterações)
  • 600 gr. de farinha de trigo tipo 65
  • 25 gr. de fermento de padeiro da Levital
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1 + 1/2 chávena de água morna
  • 200 gr. de chourição
  • 200 gr. de paio
  • 1 gema de ovo misturada com azeite para pincelar
  • Oregãos secos para polvilhar

Fiz assim:
Na cuba da MFP  coloquei a água à qual dissolvi o fermento e o azeite.
Na farinha misturei o açúcar e o sal e verti na cuba.
Liguei a máquina no programa amassar que na minha dura 01h30m.
Findo o tempo, retirei a massa para cima da bancada enfarinhada e com a ajuda do rolo da massa
estiquei-a até formar um rectângulo. Coloquei as fatias de chourição e paio por cima e enrolei como
se fosse uma torta.




Coloquei a massa de pão numa forma de alumínio com o tapete de silicone e pincelei com a gema batida com azeite e polvilhei com oregãos secos.

Levei ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 25 minutos.




Aqui está acabadinho de sair do forno;





Já na tábua do pão à arrefecer;




Aqui já partido ao meio, não ficou perfeito mas até é giro de se ver. E é uma delícia! 

Crocante por cima e fofo por dentro. Nós gostamos!


Obrigada Isabel pela partilha.





Bom fim-de-semana!
Beijinhos;


22 comentários:

  1. ola Formiguinha! tud bem?
    eu vejo este post... hummm tem muito bom aspecto =)

    um beijo, Moranga =)

    ResponderEliminar
  2. Que aspeto delicioso.

    Beijinhos
    Selene

    ResponderEliminar
  3. Eu consigo ver o post do pão! E apareceu-me no painel das actualizações :)
    E o pão recheado ficou com óptimo aspecto, gostei imenso!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Tem um aspecto fabuloso!!!
    (consegui ver o post.. será que sou sou eu que consigo? hehehe)
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Olá, eu consigo ver o teu post :) Por sinal um pão maravilhoso!!!
    Beijinhos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  6. humm este pao ele esta super e o recheio hummm adorei como ele esta feito bravo bjs bfs

    ResponderEliminar
  7. Querida Amiga.
    Não sabia que também para fazer pão você é muito boa.
    Ficou lindo, bem recheado e com um aspecto delicioso.Fiquei com muita vontade de o experimentar. Como já disse para a
    Isabel fazer pão não é minha especialidade, mas comê-lo,é.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Se ve muy rico tu pan italiano,esponjoso y hermoso me gusta ,ojalá se solucione tu probleme de internet,abrazos y saludos.

    ResponderEliminar
  9. Olá querida,

    Também adorei este pãozinho, cuja receita "roubei" à querida Leia ! :)
    É tão boa não é ?
    Faço idéia do sabor e do aroma na tua cozinha ! :)

    Obrigada pela referência, fico feliz por teres gostado !

    Beijinho grande **

    ResponderEliminar
  10. Querida Formiguinha, consigo ver seu lindo Pão Italiano,E olhe que fiquei aqui com uma vontade enorme de comer uma fatia, ta simplesmente maravilhoso e delicioso, parabéns e obrigada por compartilhar essa receita maravilhosa.Beijos Luci

    ResponderEliminar
  11. Olá,
    Ficou muito bem este pãozinho, apetece tirar um pedaço :)
    A Isabel vai adorar ver aqui tão bem feito o pão italiano.
    Também tinha roubado a receita para fazer :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  12. Olá Formiguinha,

    não deves ser a única a ver pois eu também o consegui ver e estou aqui para comentar.
    Já tinha visto este pão na Isabel e sem dúvida que o tenho marcado para fazer. Saíste-te muito bem e o resultado está do melhor!!

    beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
  13. Olha... eu adorei! Que pãozinho maravilhoso! :D
    Beijinhos e bom Domingo!

    ResponderEliminar
  14. Olá Formiguinha,
    Eu estou a ver a receita e estou encantada com a delicia que é...
    O nome utilizado é muito diferente daqui do Brasil, o pão italiano aqui faz lembrar o alentejano.
    Mas sem dúvida é uma deliciosa receita a Formiguinha e a Isabel estão de parabéns.
    Bom domingo, beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  15. Olá, Formiguinha! Que post bacana e com PAP e tudo. Que bom passar por aqui...gostei e estou seguindo. Parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
  16. Consigo visualizar o post querida, esse pão me parece perfeito...
    bjos

    ResponderEliminar
  17. Bem que apetitoso!!!
    Adorei o aspecto :)
    beijoca

    ResponderEliminar
  18. Querida passando pra deixar um beijo Luci

    ResponderEliminar

A Formiguinha agradece a visita e comentário na Casinha.
Voltem sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...