quarta-feira, 9 de julho de 2014

Pavlova com frutos de Verão


Olá!

A receita desta semana saíu uma bela surpresa.
Já tinha feito pavlova de chocolate como podem ver aqui mas a dita "clássica" nunca tinha experimentado.
Andavam no meu frigorífico sete claras de ovo sem saber bem o que fazer com elas quando na passada sexta-feira chegou à minha caixa de correio a revista "Lusitana" e de entre várias receitas deliciosas eis que a pavlova se destacou, não só pelo aspecto mas também pelos ingredientes - já sabia o que fazer às claras.

E foi assim que confeccionei talvez a melhor pavlova que até hoje provei.
Palavra de Formiguinha!

Aqui vai (com algumas alterações)...

Ingredientes:
  • 250 gr. de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho Espiga
  • 7 claras de ovo
  • 1 colher (café) de sumo de limão
  • 1 colher (café) de extracto de baunilha

Pré-aqueci o forno a 130ºC.
Reservei 3 colheres (sopa) de açúcar e o restante misturei com o amido de milho. Numa taça bati as claras com a batedeira na velocidade média e juntei as 3 colheres (sopa) de açúcar ao fim de 30 segundos. Bati durante mais 2 minutos e adicionei a mistura de açúcar com o amido, o sumo de limão e o extracto de baunilha e bati durante mais 4 minutos até ficar em merengue.
Numa folha de papel vegetal desenhei um círculo com a ajuda de um prato e coloquei sobre o tabuleiro do forno, verti o merengue e levei a cozer durante 01 hora. Passado o tempo desliguei o forno e com a porta entreaberta deixei a pavlova dentro até arrefecer.


Antes de ir ao forno




Depois de sair do forno e pronta a levar a cobertura


Ingredientes para a cobertura:

  • 1 pacote da natas para bater da Alpro Soya
  • 20 gr. de açúcar
  • Cerejas e mirtilos

Numa taça, bati as natas com o açúcar até ficar em chantilly.
Coloquei por cima da pavlova.




Decorei com cerejas e mirtilos. Também queria morangos mas não havia, mesmo sem eles ficou uma delícia.



Ainda foi ao frigirífico umas horas antes de servir para ficar bem fresquinha.





Adorei! Adoramos! 
Estava com receio de a conjugação de sumo de limão e extracto de baunilha não fosse do meu agrado mas fiquei deliciosamente surpreendida.
Afinal as claras estavam reservadas para esta fantástica pavlova.




 Decidamente a repetir.
Obrigada Lusitana por me dar a conhecer este manjar dos Deuses!
Fiquei rendida à pavlova.

Deixo aqui a receita original;

 



E vocês, resistem a esta fatia?

Continuação de boa semana.

Beijinhos;

Formiguinha


*Estou a tentar criar uma página da Casinha no Facebook mas estou com algumas dificuldades se alguém puder indicar dicas, agradeço.

21 comentários:

  1. Ficou mesmo bonita, é uma sobremesa bem vistosa e deliciosa!
    Se precisares eu ajudo-te com a página de facebook, manda-me mail :)

    ResponderEliminar
  2. Ficou linda e imagino que uma delicia
    Gostei muito
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Querida Formiguita não há o que desculpar por sua ausência, pois também estou em divida com você, sei que nossa vida é muito corrida e já não há mais tempo de visitar a todos. Olha essa sua pavlova não preciso nem confiar na sua palavra de que ficou mesmo deliciosa, as fotos estão ai e não mentem. Ficou mesmo linda, ainda não criei coragem pois tenho a impressão que não saberei fazer. Quem sabe um dia me aventuro, tenho uma enorme curiosidade de experimentar essa delicia. Vou levar a receita o dia que fizer sera a primeira a saber. Beijinhos doces

    ResponderEliminar
  4. Eu quero um pedacinho!!!!!! Que doce bonito :)

    ResponderEliminar
  5. Formiguinha, ficou linda e com certeza deliciosa a sua aparência diz tudo...um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Não dá para resistir.Quero para mim essa fatia,hummmmmmm.
    Beijos,fica com Deus.

    ResponderEliminar
  7. Que pavlova mais linda! É uma verdadeira tentação...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. wuau ficou mt bonita tb gosto mt fiz uma com morangos e chantily no sabado e gostei mt a tua ela esta 5* bjs bs

    ResponderEliminar
  9. Olá formiguinha! "Tropecei" aqui e fiquei logo com água na boca... que aspeto delicioso! Voltarei com toda a certeza... para já, vou tornar-me seguidora! Obrigada por estas doces partilhas! :)

    ResponderEliminar
  10. Ai formiguinha ... Pavlova é talvez das sobremesas que mais gosto .
    Esta tua ficou deliciosa de certeza :)
    Beijinho doce

    ResponderEliminar
  11. Bom dia Formiguinha,
    Ficou linda, perfeita a pavlova e essa fatia ficou irresistível, adoraria saboreá-la.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  12. Ficou tão lindo que me pergunto se não ficas-te com pena de o partir? Muito bom aspecto.

    ResponderEliminar
  13. Que bom aspeto! Adorei a parte de dentro, ficou branquinha e parece mesmo boa :) Eu só fiz uma vez, com cacau :)
    É engraçado, mesmo depois de sair do forno parece-me algo "cremosa", fica mesmo com a forma de antes e isso é estranho :P
    Já usei natas dessa marca para comida, mas para bater não! Ficam boas? Tem algum sabor caraterístico? Fiquei curiosa :P

    ResponderEliminar
  14. Hum.. são tão boas, e esta tua está cá com um aspecto....

    ResponderEliminar
  15. Oh que inveja a mim não m,e saiu bem quando fiz, desisti:)
    Que perfeita e esse interior é do melhor, está linda e gulosa.
    Manda-me uma fatia bem generosa.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Bom dia, Formiguinhaaa!!!
    Aqui só tem coisa boa!
    Meus olhos crescem e minha boca saliva(risos)
    Vou ver mais.
    Xeros

    ResponderEliminar
  17. Oi, Formiguinha!
    Não conhecia a pavlova e já favoritei a sua postagem para testar depois. Só não tenho mirtilos por aqui, mas tenho morangos :D
    Bom domingo!!
    Beijus,

    ResponderEliminar
  18. Mas que aspecto delicioso, eu não ia resistir certamente a uma fatia...
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  19. Adoooro Pavlova, eu nunca fiz mas a minha irmã faz uma muito boa :)
    Bj S

    ResponderEliminar

A Formiguinha agradece a visita e comentário na Casinha.
Voltem sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...